Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > Vídeos Institucionais > Receita Federal - 50 anos

Receita Federal - 50 anos

por 87714167149 publicado 05/03/2018 16h24, última modificação 08/03/2018 10h55

A Receita Federal faz 50 anos em 20 de novembro de 2018, uma data a ser comemorada em face da importante trajetória da Instituição.

Formada a partir da fusão e da consolidação de diferentes secretarias e órgãos de fiscalização, ela despontava em 1968 como elemento inovador, pela organização e pela eficiência de seus processos. Apesar das circunstâncias políticas daquele conturbado ano de 68, a Receita surge desde o início como uma instituição sólida, sopro de modernidade na administração pública brasileira. O uso da tecnologia, por exemplo, sempre foi uma das marcas da Receita Federal, um dos primeiros setores do Estado a estar presente na internet, desenvolvendo soluções em TI que descomplicam, cada vez mais, a vida do cidadão.

Fundamental para o País, a Receita Federal é formada por profissionais sérios, de diversas áreas, espalhados nos quatro cantos do território: são mulheres e homens que participam diariamente, em portos, aduanas, fronteiras e escritórios, do desafio de construir uma nação mais próspera e solidária; uma nação que, para se desenvolver mais e crescer com equilíbrio, precisa conhecer de fato as suas riquezas, a fim de distribuir melhor o que o esforço de todos produziu. Não há sociedade justa sem a participação de todos: é pensando assim que a força plural da Receita Federal se faz, com a presença ativa de cada um de seus servidores e com a consciência de que, cumprindo bem o seu papel, ela tem parte concreta na melhoria da vida das pessoas, de norte a sul do Brasil.

Celebrar 50 anos é um momento propício para olhar o passado e, a partir dele, projetar o futuro. No ano em que também se comemoram 30 anos da Constituição de 1988, a Receita Federal assume, ainda mais, seu compromisso com as demandas por justiça social e por cidadania que a Carta propõe. Somente por meio da promoção da Justiça Fiscal, em parceria com a sociedade, que os direitos fundamentais estabelecidos – saúde, educação, segurança – podem ser conquistados e aperfeiçoados continuamente. 

Ao longo deste ano, os feitos mais relevantes dessa história serão celebrados e rememorados, iniciando-se o calendário de eventos com o lançamento do vídeo e da marca comemorativa.