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Como obter um certificado digital (e-CPF)

por 3ª Região Fiscal publicado 22/09/2016 10h45, última modificação 27/03/2018 11h41


ATENÇÃO!!! Leia as seguintes informações direcionadas para o atendimento de sua dúvida:

1. 

 

A Receita Federal não emite Certificado Digital. Este serviço é realizado por instituições denominadas Autoridade Certificadora – AC, credenciadas junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI.

O interessado deverá solicitar a emissão de certificado digital de Pessoa Física (e-CPF) no próprio portal da Internet da Autoridade Certificadora escolhida, onde obterá informações sobre custos, documentação e todos os esclarecimentos necessários para emissão do certificado digital

Para o caso de acesso aos serviços da Receita Federal disponíveis pela Internet, o certificado digital deve ser do padrão ICP-Brasil, emitido por Autoridade Certificadora devidamente habilitada pela RFB. A relação das Autoridades Certificadoras Habilitadas pela RFB encontra-se no seguinte link do sítio da RFB na Internet: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/senhas-e-procuracoes/senhas/certificados-digitais/orientacoes-sobre-emissao-renovacao-e-revogacao-de-certificados-digitais-e-cpf-ou-e-cnpj

2.

 

A lista de serviços disponívei no Portal e-CAC para Pessoa Física e Pessoa Jurídica pode ser consultada aqui. 

3.

 

Clique aqui para consultar as dúvidas frequentes na emissão de certificado digital.

4.

 

Clique aqui para orientações às mensagens de erro na utilização de certificados digitais nos aplicativos da Receita Federal. 

Marcador Caso sua dúvida não esteja contemplada nas informações acima, preencha e envie o formulário abaixo:
Dados do Interessado
Localização

 

Para registrar elogioreclamaçãosugestão ou denúncia, reporte-se à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda.