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Esclarecimento sobre problemas no acesso ao Portal e-CAC

Atendimento Virtual

O problema ocorre no acesso pelo Google Chrome (versão 58 ou superior)
publicado: 04/07/2017 16h47 última modificação: 05/07/2017 15h00
O Portal e-CAC é uma interface de acesso a vários serviços independentes e não um único sistema. Logo, se um erro ocorre, o problema costuma estar na aplicação acessada por meio da interface, não propriamente na interface de acesso Portal e-CAC.

O erro é ocasionado por uma validação em um campo que o Google Chrome faz nos certificados dos sites, mas que não tem sua implementação exigida pelas Autoridades Certificadoras. Como o certificado do Portal e-CAC (emitido na Autoridade Certificadora Serpro RFB v4) não implementa esse campo, o erro é gerado para o usuário.

A Receita Federal esclarece que esse é um problema gerado por uma decisão da Google de implementar essa nova verificação no navegador Chrome. Não se trata, portanto, de qualquer inconsistência no sistema do Portal e-CAC ou do certificado. Existem, porém, outras formas de acessar esse o Portal e-CAC com segurança: navegadores como Mozilla Firefox, Internet Explorer, Microsoft Edge, ou mesmo o Google Chrome na versão 57 ou em versões anteriores, continuam acessando a página do e-CAC normalmente.

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