Nossa História

Banner Intra MemóriaBlue655x110-150.png

A sociedade é hoje o produto das ações dos indivíduos de ontem, assim como o amanhã será espelho de nossas ações de hoje.

O resgate, a formação e a conservação do patrimônio histórico de uma organização é uma função essencial à sua evolução. Sem conhecer o passado, perde-se a oportunidade de aprender com os próprios erros e repete-se os mesmos esforços para superar dificuldades que já haviam sido superadas. Sem conhecer o caminho percorrido, os percalços encontrados e as soluções concebidas não é possível caminhar com segurança em direção ao futuro.

Gerenciar o passado de uma instituição não implica apenas colecionar e expor peças de mobiliário ou documentos antigos, mas requer planejar e executar ações de recuperação, registro e conservação de memórias para sua aplicação aos propósitos institucionais. É nas pessoas que o conhecimento existe e ao capturá-lo hoje estamos registrando o passado do amanhã.

A Nossa História é o veículo que nos trouxe até aqui e o farol que ilumina a nossa caminhada para o futuro.

A história é, também, o principal instrumento de difusão de valores, princípios e práticas que formam a identidade cultural de uma instituição. É através dela que se cria o sentimento de ser parte de um grupo, cooperando para fortalecer a coesão dos indivíduos e a imagem coletiva.

Na Receita Federal, esse trabalho tem a finalidade de provocar a reflexão sobre todas suas áreas de atuação. Todas as atividades possuem um passado, e conhecê-lo significa entender o presente para planejar o futuro. A historicidade dos processos de trabalho, das estruturas e conjunturas econômicas do país, do comércio internacional e dos tributos tem uma relação com o saber-fazer do servidor, sua identificação com o órgão em que trabalha e, por conseguinte, com um melhor desempenho para o cumprimento da Missão Institucional.

Neste espaço, você encontrará textos e materiais sobre a História da Receita Federal, História do Imposto de Renda, Galeria de Secretários, Fotos das Unidades, além de livros e publicações históricas para download.

A Secretaria da Receita Federal convida você a navegar por essas páginas da nossa Memória e, em descobrindo o ontem, se orientar para o amanhã.

Venha conhecer dados históricos da Fazenda Pública, desde a chegada a Porto Seguro, do escrivão da Fazenda Real Pero Vaz de Caminha, até as viagens dos contribuintes pelo universo dos tributos na Internet.

Boa leitura!