Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Tributária > Pagamentos e Parcelamentos > Darf - Cálculo e impressão - Programa Sicalc

Darf - Cálculo e impressão - Programa Sicalc

por Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento publicado 06/03/2015 10h30, última modificação 01/06/2017 10h48

Programa Sicalc - Cálculo e impressão do Darf

A.

Sicalc AA - Auto Atendimento: programa disponível para download

FiguraMarcador

Download do Arquivo para instalação completa do Sicalc 

AVISO

 

Não use os programas SicalcAA ou SicalcWeb para emissão de Darf referente a IRRF

de empregados domésticos. Neste caso use preenchimento manual.

 

Atenção: 
A atualização mensal do programa deverá ser efetuada com a instalação da versão completa

B. Sicalcweb - Programa para Cálculo e Impressão de Darf On Line
FiguraMarcador Informações úteis sobre o Sicalc
FiguraMarcador Orientações para utilização do Sicalc no caso de Auto de Infração de DCTF
FiguraMarcador Instruções para preenchimento manual de Darf

Atenção: É vedada a utilização de DARF para o pagamento de tributos e contribuições de valor inferior a  R$ 10,00. Quando da apuração de qualquer tributo ou contribuição, administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, resultar valor a recolher inferior ao limite mínimo mencionado no artigo 1º, este valor apurado deverá ser adicionado ao valor correspondente ao mesmo código de receita, referente ao período de apuração subsequente, quando, então, será pago ou recolhido no prazo estabelecido na legislação para este último período de apuração.. Este critério aplica-se, inclusive, ao IOF (Instrução Normativa SRF nº  82, de 27/12/1996 - DOU de 31/12/1996)

Observações :

1. Configuração do computador.

Antes de utilizar o programa Sicalc, verifique se a configuração da data em seu computador está no formato dd/MM/aaaa. Caso não esteja, modifique-a através do botão INICIAR/Painel de controle/Opções Regionais/Data.

2. Atualização Sicalc.

O programa Sicalc é atualizado mensalmente pela taxa Selic no primeiro dia útil do mês. Caso ocorra dificuldade de visualização da última versão, é adequado excluir os arquivos temporários armazenados e limpar o histórico das páginas visitadas na Internet do seu navegador (Ferramentas ou Exibir/Opções da Internet...).

3. O Sicalc Auto Atendimento pode não funcionar corretamente com versões de sistema operacional posteriores ao Windows XP. Havendo dificuldades com a execução do aplicativo, consulte o roteiro “ Sicalc Auto Atendimento em Modo de Compatibilidade ”. Caso, mesmo em modo de compatibilidade, o Sicalc Auto Atendimento apresente problemas, recomenda-se a utilização do Sicalcweb , que dispõe de funcionalidades semelhantes.