Registrando uma LI

por Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais publicado 28/11/2014 17h22, última modificação 16/04/2015 10h47

Para efetuar o registro de uma ou mais licenças de importação (LI), usa-se a funcionalidade Registrar LI cujo acesso pode ser feito de duas formas, dependendo da situação:

1.Elaborando uma Solicitação de LI

Ao elaborar, editar ou visualizar uma solicitação de LI, você poderá, nestes casos, registrar a mesma, utilizando a opção Registrar disponível no cabeçalho do formulário, conforme mostrado abaixo.

 

registrando_figura1.jpg

 

A solicitação será salva no SISCOMEX Importação e será submetida para registro logo em seguida, exibindo o resultado da transmissão, conforme mostrado abaixo.

 

registrando_figura2.jpg

 

2.Acessando através de menu próprio

Caso você possua uma ou mais solicitações de LI salvas no SISCOMEX Importação e queira registra-las, você deve acessar a funcionalidade através do menu "Operações / Licenciamento de Importação / Registrar", conforme mostrado abaixo.

 

registrando_figura3.jpg

 

Será exibida uma tela para pesquisa, a qual você irá preencher os critérios pertinentes a sua busca, conforme mostrado abaixo. Clique em Consultar para efetuar a consulta.

 registrando_figura4.jpg

 

Será exibido o resultado da sua consulta, cuja tela contem alguns detalhes a destacar, conforme mostrados e descritos abaixo.

 

registrando_figura5.jpg

 

A - O resultado da consulta poderá ser ordenado utilizando as setinhas disponíveis em cada coluna, no título da tabela;

B - A seleção das solicitações de LI que se deseja registrar é feita através das caixas de seleção disponíveis. É permitida a marcação de mais de uma LI e se caso você queira selecionar todas as solicitações exibidas no resultado, haverá uma caixa de seleção localizada no título da tabela que desempenhará tal função;

C - O resultado da consulta poderá ser filtrado utilizando as caixas de texto disponíveis em cada coluna, abaixo do título da tabela. A combinação dos filtros entre as colunas também é possível, permitindo ainda mais o refinamento da sua busca;

D - As solicitações de LI criadas por outro representante legal aparecerão com o ícone no início da linha correspondente. Caso você selecione uma solicitação com esse ícone e mande registrar, por segurança, o SISCOMEX Importação exibirá um aviso, conforme mostrado abaixo, a qual você optará pelo registro ou não, clicando os botões OK ou Cancelar, respectivamente;

 

registrando_figura6.jpg

 

Clique em Registrar para submeter as solicitações selecionadas para registro e aguarde o término da barra de progresso. Caso você tenha selecionado apenas uma solicitação de LI para registro, será exibido o resultado da transmissão, conforme mostrado abaixo.

 

registrando_figura7.jpg

 

Caso você tenha selecionado mais de uma solicitação de LI para registro, será exibido o resultado da transmissão contendo a lista de solicitações de LI registradas e as não registradas, separadas em bloco, conforme mostrado abaixo.

 

registrando_figura8.jpg

 

Clique no botão Diagnóstico para saber por qual motivo uma solicitação de LI não foi registrada. Será exibida a tela de diagnóstico da solicitação de LI, contendo os erros que não permitiram que a solicitação fosse registrada, conforme mostrado abaixo.

 registrando_figura9.jpg

 

 

Para efetuar a correção dos erros indicados na tela de diagnóstico, clique na opção Ir para esta Solicitação de LI. Esta opção abrirá a solicitação de LI para edição, através do acionamento da funcionalidade Elaborar Solicitação de LI.