Registrar uma DI

por Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais publicado 28/11/2014 17h30, última modificação 05/10/2015 15h15

Nas transmissões para registro, quando não houver erros do tipo impeditivo (cara vermelha), mesmo havendo erros não impeditivos (cara amarela) ou alertas (cara verde), a Solicitação de DI será registrada. Quando houver erros impeditivos, ainda assim será possível optar pelo registro, desde que a Solicitação de DI esteja associada a um processo do tipo "Mandado Judicial" ou "Declaração Preliminar".

Em todos os casos de registro, será gerada uma numeração pelo SISCOMEX, seqüencial a nível nacional, independentemente do tipo de declaração, tendo-se por concluída a operação de registro.

Há diversas maneiras de se iniciar o registro de uma Solicitação de DI, como apresentado a seguir:

1. Registrar uma Solicitação de DI a partir da elaboração de uma solicitação

Durante a elaboração de uma Solicitação de DI, o link "Registrar" ficará disponível no menu superior direito, abaixo do menu principal, conforme mostrado abaixo:

Registrar.png

Obs.: Este link só estará disponível se a Solicitação de DI contiver ao menos uma adição. Depois de acioná-lo, será iniciado o processo de transmissão.

 

2. Registrar uma Solicitação de DI a partir do menu de operações

Para registrar uma Solicitação de DI que foi elaborada previamente, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Declaração de Importação / Completa / Registro / DI", conforme mostrado abaixo:

Registrar Solicitação Menu.png

 

 

 

 

 

Através desta página, é possível selecionar a Solicitação de DI de duas formas diferentes: Preenchendo o campo "Identificação da Solicitação" (para o caso de já se conhecer o nome da solicitação), ou preenchendo os demais campos para fazer uma busca pela Solicitação de DI.

Obs.: O resultado da busca apresentará somente as solicitações feitas nos últimos 15 (quinze) dias. Independentemente da forma como o formulário foi preenchido, o resultado nos levará para uma página que exibirá as solicitações encontradas, conforme mostrado abaixo:

registrando_figura3.jpg

O resultado da busca permite fazer o Diagnóstico ou Registrar a Solicitação de DI. Para Registro, clique no botão "Registrar". Em seguida, será iniciado o processo de transmissão da Solicitação de DI. Destaca-se que os valores contidos na solicitação serão transmitidos conforme estavam na elaboração, não sendo atualizados para as cotações do momento.

3. Registrar uma Solicitação de DI através de Estrutura Própria via TXT

É possível registrar uma Solicitação de DI que tenha sido formatada através de um arquivo de texto por software de terceiros. Para tanto, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Declaração de Importação / Completa / Registro / Estrutura Própria / TXT", conforme mostrado abaixo:

Registrar TXT.png

Será exibida a seguinte tela:

Registrar TXT 2.png

Ao clicar no botão "Selecionar Arquivo...", surgirá a caixa de diálogo do sistema para que o arquivo de texto seja selecionado. Depois de selecioná-lo, clique no botão "Enviar TXT". Será iniciado o processo de transmissão da solicitação. Caso haja algum erro específico no conteúdo do arquivo, antes mesmo da transmissão poderão ser apresentadas mensagens de validação como no exemplo a seguir: 

registrando_figura6.jpg

Todos os erros apontados na validação de Estrutura Própria devem ser corrigidos antes que a solicitação possa ser transmitida para registro.

 

 

4. Registrar uma Solicitação de DI através de Estrutura Própria via XML

É possível registrar uma Solicitação de DI que tenha sido formatada através de um arquivo xml por software de terceiros. Para tanto, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Declaração de Importação / Completa / Registro / Estrutura Própria / XML", conforme mostrado abaixo:  

 Registrar XML.png

 Será exibida a seguinte tela:

 Registrar XML 2.png

Ao clicar no botão "Selecionar Arquivo...", surgirá a caixa de diálogo do sistema para que o arquivo xml seja selecionado. Depois de selecioná-lo, clique no botão "Enviar XML". Será iniciado o processo de transmissão da solicitação. Caso haja algum erro específico no conteúdo do arquivo, antes mesmo da transmissão poderão ser apresentadas mensagens de validação como no exemplo a seguir: 

Resultado Transmissão XML.png


Todos os erros apontados na validação do XML devem ser corrigidos antes que a solicitação possa ser transmitida para registro.

- O Dicionário de Dados do XML da Transmissão está disponível aqui.
- O Esquema (XSD) do XML da solicitação/transmissão pode ser consultado aqui.

 

5. Registrar Solicitação de DI em Lote através de Estrutura Própria via TXT ou via XML

O Registro de Solicitação de DI via TXT ou XML, conforme apresentados nos itens 3 e 4 respectivamente, suportam o envio de múltiplas Solicitações no mesmo arquivo.

Caso o arquivo TXT ou XML passem pela validação e contenha mais de uma Solicitação de DI, será exibida a seguinte tela: 

 Registro LOTE.png

 

Transmissão da Solicitação de DI

Quando uma Solicitação de DI é submetida para transmissão, uma tela de carregamento é exibida conforme se vê abaixo:

registrando_figura7.jpg

Será gerado um número de protocolo correspondente à transmissão desta Solicitação de DI. Esse protocolo poderá ser usado posteriormente para consulta de diagnóstico, caso o tempo de resposta do diagnóstico durante a transmissão exceda 30 segundos. Caso a transmissão seja encerrada antes, será apresentada uma página informando a identificação da nova Declaração de Importação registrada:

 Diagnóstico da Transmissão.png

A operação de registro da DI está concluída, sendo possível consultá-la a partir do botão Consultar.