Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Aduaneira > Manuais > Importação > Sistemas > Siscomex Importação > Declaração de Importação > Funcionalidades > Consultar uma Declaração de Importação

Consultar uma Declaração de Importação

por Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais publicado 28/11/2014 17h30, última modificação 04/08/2015 12h16

Esta funcionalidade permite, através do número da DI e por outros critérios de pesquisa (dependendo do perfil do usuário), consultar informações de uma DI. O sistema permite a recuperação das informações da atual versão da DI ou de versões anteriores.

Para consultar uma DI, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Consultas / DI", conforme mostrado abaixo:

consultando_figura1.jpg

Uma tela de pesquisa contendo diferentes critérios de busca será exibida. A tela a seguir refere-se aos perfis Importador e Aduana:

consultando_figura2.jpg

Determinados campos, durante o preenchimento, tornam-se excludentes:

A - No caso de preenchimento do campo "Número da Declaração", todos os demais campos são automaticamente desabilitados, exceto a lista que será preenchida caso a consulta seja de mais de uma DI. Caso a opção "Histórico de Retificação" esteja selecionada, será exibido o campo Sequencial de Retificação.

B - No caso de preenchimento do campo "CNPJ do Importador" ou do campo "CPF do Importador", apenas um destes campos poderá estar preenchido para a realização da busca. Quando um deles é preenchido, o outro é automaticamente desabilitado.

 C - No caso do usuário ter o perfil Aduana, a busca não poderá ser efetuada apenas por período, sendo as datas habilitadas para preenchimento somente após o término do preenchimento de pelo menos um dos outros critérios.

As combinações entre os demais campos não mencionados acima são permitidas, exceto com o item A.

 Caso o campo "Número da Declaração" não tenha sido preenchido, o preenchimento do campo "Data Inicial" será obrigatório. O preenchimento do campo "Data Final" é opcional. Não sendo preenchido, o sistema assumirá a data atual.

Clique no botão "Consultar" para efetuar a busca das DIs a serem consultadas.

Caso seja encontrada mais de uma DI, será exibida uma lista com o resultado da consulta, através da qual, além de consultar a DI, é possível gerar um arquivo XML com os dados da mesma.

Obs.: A quantidade máxima de registros exibidos está limitada a 100 resultados.

consultando_figura3.jpg

A - O resultado da consulta poderá ser ordenado utilizando-se as setinhas disponíveis em cada coluna, no título da tabela;

B - O resultado da consulta poderá ser filtrado utilizando-se as caixas de texto disponíveis em cada coluna, abaixo do título da tabela. A combinação dos filtros entre as colunas também é possível, permitindo ampliar o refinamento da busca;

C - É possível selecionar todas as DIs para geração do arquivo XML de uma única vez, marcando o primeiro checkbox da coluna

Clique no botão "Voltar" para retornar para a tela de pesquisa.

Para o caso do usuário ter perfil Depositário ou Sefaz, será exibido o campo de número da DI como critério de pesquisa e uma lista possibilitando a consulta de mais de uma DI, conforme tela a seguir:

consultando_figura4.jpg

Caso a opção "Histórico de Retificação" esteja selecionada, será exibido o campo Sequencial de Retificação.

Clique no botão "Consultar" para efetuar a consulta da DI escolhida. Serão exibidas todas as informações pertinentes a DI em consulta, conforme mostrado abaixo:

 consultarumadi5

 

 A - Os links para demais informações sobre a DI em consulta aparecem de acordo com o perfil do Usuário.

Para "Importador/Representante Legal" aparecem os links "Acompanha", "Extrato" e "Comprovante".

B - Lista as Adições associadas à DI em consulta. Selecione uma Adição para ter acesso às suas informações;

C - Link para acesso às informações sobre o ICMS referente à DI em consulta;

D - Link para acesso às Informações Complementares referentes à DI em consulta;

E - Também é possível clicar no botão "XML" para gerar um arquivo deste tipo, cuja estrutura será explicada no link a seguir: Dicionário de Dados do XML da Consulta.

O Esquema (XSD) do XML da solicitação/transmissão pode ser consultado aqui.