Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Agosto > Alfândega no Aeroporto Internacional em Manaus apreende joias em operação conjunta com a Polícia Federal

Notícias

Alfândega no Aeroporto Internacional em Manaus apreende joias em operação conjunta com a Polícia Federal

Apreensão

As joias pertenciam à empresa alvo da Operação Elemento 79
publicado: 08/08/2018 09h00 última modificação: 08/08/2018 09h10

Na madrugada do dia 4, durante operação conjunta da Receita Federal e Polícia Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, foi detectada uma bagagem suspeita em monitoramento de voo doméstico. Após a verificação física foram encontradas várias joias - como pérolas e brilhantes - no valor aproximado de R$ 42 mil.

De acordo com o passageiro, as joias pertenciam a uma empresa industrial estabelecida na Zona Franca de Manaus (ZFM). Em análise dos documentos apresentados verificou-se que a nota fiscal foi emitida por uma das empresas envolvidas na Operação Elemento 79, investigação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal desencadeada no fim do mês de fevereiro, que teve por objetivo desarticular organização criminosa voltada ao comércio ilegal de ouro extraído da Amazônia.

Constatou-se, no caso concreto, a tentativa de saída de mercadoria da ZFM sem autorização da fiscalização aduaneira, sendo essa prática equiparada a contrabando, conforme previsto no art. 39 do Decreto-lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967.

registrado em: ,