Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2017 > Novembro > Receita Federal vence mais uma vez premiação 100+ Inovadoras no Uso de TI

Notícias

Receita Federal vence mais uma vez premiação 100+ Inovadoras no Uso de TI

Institucional

Projeto Receita Data é premiado na categoria Setor Público
publicado: 10/11/2017 10h00 última modificação: 10/11/2017 10h55

A Receita Federal, representada pela Coordenadora-Geral de Tecnologia da Informação, auditora-fiscal Cláudia Maria de Andrade, recebeu o Prêmio As 100+Inovadoras no Uso de TI, em cerimônia ocorrida no dia 7 de novembro em São Paulo.

O evento produzido pela IT Mídia, em parceria com PwC, destaca iniciativas inovadoras de tecnologia da informação (TI) das 1 mil maiores empresas no Brasil, por meio da combinação de processo versus prática na utilização da tecnologia em benefício da inovação empresarial.

O prêmio visa destacar as empresas que mais inovaram em 2017 pelo uso da tecnologia aplicada aos negócios, demonstrando, assim, sua importância e preocupação com a melhoria contínua das atividades da empresa em território nacional.

Os finalistas competiram em 20 categorias: Agronegócio e serviços relacionados, Bancos, Bens de consumo, Alimentos, Bebidas e Fumos, Comércio Atacadista e Varejista, Educação, Farmacêutica, Holding, Indústria Automotiva, Indústria da Construção, Indústria Digital, Indústria Química, Petroquímica, Óleo e Gás, Plástico, Borracha, Papel e Celulose, Saúde, Seguradoras, Serviços, Serviços Financeiros, Setor Público, Siderurgia, Metalurgia e Mineração, Transporte e Logística, Utilities.

As empresas participantes foram submetidas a um questionário de perguntas fechadas e um roteiro estruturado para descrição do case. Após o período de coleta, os casos de sucesso passaram por análise de comitê julgador, organizado pela IT Mídia, formado por especialistas do mercado.

Os resultados foram avaliados e formou-se um ranking com as 100 empresas que conseguiram mostrar a melhor combinação de "processo versus prática" na utilização da tecnologia em benefício da inovação empresarial.

A Receita Federal venceu a premiação na categoria Setor Público, devido às suas boas práticas, com o inovador projeto Receita Data.

A solução é um DataLake que utiliza tecnologia de Big Data, a qual é uma estratégia de armazenamento de dados que utiliza um conjunto de tecnologias, de forma que os dados sejam armazenados no seu estado bruto, permitindo uma visão ampla dos dados e análise em tempo próximo ao real. Diversas ferramentas são utilizadas para permitir o amplo uso dos dados armazenados: dashboards (construídos pelos próprios gestores de negócios da RFB); aplicativos Olap e Data Discovery, como MicroStrategy, ContÁgil e Sisam (ferramentas desenvolvidas internamente na RFB) e ferramentas de Mineração de Dados, como SAS, R e Phyton.

O Receita Data representa uma inovação e uma ruptura interna na forma com que a análise estratégica dos dados é efetuada pela Instituição. Consultas, que antes eram realizadas em horas, passaram a ser executadas em segundos. Além de permitir a criação de novos processos e ferramentas de trabalho, detecção de fraudes e aumento de arrecadação com um sistema tecnológico avançado baseado em mineração de dados.

Este ano, o Receita Data já venceu, também, o prêmio Case de Sucesso em evento ocorrido durante na 8ª edição do CIO Weekend DF, promovida pela IT4CIO, nos dias 18 a 20 de agosto.

registrado em: