Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2015 > Dezembro > CPF passa a ser emitido junto com a certidão de nascimento no Rio de Janeiro e em São Paulo

Notícias

CPF passa a ser emitido junto com a certidão de nascimento no Rio de Janeiro e em São Paulo

CPF

Receita Federal e Arpen lançaram o serviço em 1º de dezembro
publicado: 01/12/2015 16h10 última modificação: 03/12/2015 18h10

A Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro (Arpen) lançaram em 1º de dezembro o serviço de emissão do número do CPF nas certidões de nascimento.

O projeto, pioneiro no País, abrangerá diversos Cartórios de Registro Civil dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro ligados à Arpen daqueles Estados que, a partir dessa data, já poderão emitir o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) junto com a certidão de nascimento de todos os recém-nascidos no estado. A emissão é gratuita.

Uma outra novidade é lançada com esta parceria com as duas associações regionais: os sistemas integrados da RFB e das ARPEN passam a permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.  

Além da gratuidade e comodidade, a emissão do CPF na certidão de nascimento evita fraudes e problemas causados por homônimos.

De janeiro a outubro de 2015, a Receita Federal emitiu quase 100 mil números de CPF para menores de um ano de idade no estado de São Paulo. Muitos pais solicitam cedo o número do CPF para seus filhos para que eles tenham acesso a serviços públicos e planos de saúde ou possam ser titulares de contas bancárias, por exemplo.