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Formas de Atendimento

por Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento publicado 08/08/2017 15h13, última modificação 24/10/2017 11h29

A Receita Federal coloca à disposição dos contribuintes diversos canais de atendimento, que garantem comodidade e preservação do sigilo fiscal na obtenção de serviços.

atendimento virtual é realizado por:

a)      serviços acessíveis no portal de atendimento virtual (e-CAC), após autenticação do contribuinte por certificado digital ou código de acesso;

b)      acesso direto a sistemas disponibilizados na Internet;

c)       aplicativos (app) para dispositivos móveis, diretamente no seu tablet ou smartphone;

d)      uso do Fale Conosco¹, para envio de dúvidas via e-mail.

Já o atendimento presencial é realizado:

a)      nas unidades de atendimento ao contribuinte; ou

b)      em instituições conveniadas, que prestam serviços específicos para o CPF e CPNJ.

Além disso, a Receita Federal disponibiliza o Receitafone, serviço telefônico prestado eletronicamente através do número 146.

 

Lista de Serviços

Na Lista de Serviços você encontra todos os serviços prestados pela Receita Federal, presenciais ou à distância.

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[1] Atenção: O Fale Conosco não substitui o processo de consulta regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 16 de Setembro de 2013 e não tem acesso a procedimentos pertinentes ao atendimento presencial da Receita Federal.