Você está aqui: Página Inicial > Interface de Atendimento > Atendimento Virtual > Geração do Código de Acesso para o Portal e-CAC

Geração do Código de Acesso para o Portal e-CAC

O código de acesso permite ao usuário a utilização de vários serviços disponíveis no Portal e-CAC, como por exemplo o Extrato da DIRPF e a Pesquisa de Situação Fiscal.

Geração do código de acesso

Marcador 

Marcador 

Passo-a-passo para gerar o código de acesso - pessoa física

Marcador 

Gerar código de acesso para pessoa jurídica (exclusivo para optantes pelo Simples Nacional)

Marcador

O que fazer se for exibido um alerta de página não confiável

 

Informações solicitadas para a geração do código de acesso

Pessoas Físicas

Pessoas Jurídicas Optantes pelo Simples Nacional


CPF
Data de nascimento
Números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) apresentadas nos 2 (dois) últimos exercícios dentro do período dos seis últimos anos, ou seja, o exercício atual e os cinco anteriores, em que tenha aparecido como titular. O número do recibo deve ser sempre o da declaração ativa - última entregue para o exercício solicitado (retificadora, inclusive). Caso tenha entregue apenas uma declaração, é exigido somente o número do recibo do exercício que foi entregue dentro do período citado.

 


CNPJ

CPF do responsável perante o CNPJ
Data de nascimento do responsável
Números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) do responsável perante o CNPJ apresentadas nos 2 (dois) últimos exercícios dentro do período dos seis últimos anos, ou seja, o exercício atual e os cinco anteriores, em que tenha aparecido como titular. O número do recibo deve ser sempre o da declaração ativa - última entregue para o exercício solicitado (retificadora, inclusive). Caso tenha entregue apenas uma declaração, é exigido somente o número do recibo do exercício que foi entregue dentro do período citado.

Observações referentes às declarações DIRPF 2015 e DIRPF 2016

Contribuinte que não apresentou uma das declarações (ou constou apenas como dependente): não serão exigidos os números dos recibos de declarações nas quais o contribuinte conste como dependente. Apenas o número do recibo da declaração apresentada como titular será solicitado. Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não será possível gerar o código de acesso.

Contribuinte que apresentou declaração retificadora: o número do recibo de entrega da declaração retificadora (normal ou online ) substitui o da declaração retificada. Assim, quando solicitado o número do recibo para um exercício, informe o número referente à última retificadora apresentada para o referido exercício.

Como informar o número do recibo de entrega:

Os números dos recibos de entrega devem ser informados com 10 dígitos (sem DV);

Se você não sabe o número do recibo de entrega, veja como recuperá-lo .

Informações importantes

O código de acesso gerado é válido por 2 anos. Após esse período, ele será revogado automaticamente.

A qualquer momento é possível gerar um novo código de acesso, mesmo que o atual ainda esteja válido. Isto é útil por exemplo, quando o contribuinte tiver esquecido a senha ou perdido o código de acesso.

Ao tentar gerar outro código de acesso, se houver um ainda válido, será exibida a mensagem: "Já existe um código de acesso gerado para este contribuinte. Ao gerar, você revogará, em definitivo, o código anteriormente gerado. Deseja continuar?" Basta confirmar e continuar os procedimentos normalmente. Se o contribuinte concluir a geração do novo código de acesso, ele substituirá o anterior. Se não concluir, o anterior continuará válido.

Outras formas de acesso ao Portal e-CAC

Marcador Procuração para a Receita Federal do Brasil

Marcador Certificado Digital