Você está aqui: Página Inicial > Acesso Rápido > Direitos e Deveres > Educação Fiscal > NAF > Conheça o Projeto

Conheça o Projeto

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF – é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior - IES, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

A IES oferece um espaço em suas instalações onde alunos, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade, além de desenvolver a moral tributária e levar cidadania às comunidades. 

Atualmente, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina

Objetivos

O NAF é desenvolvido, em regra, por Instituições de Ensino possuidoras de cursos de Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior, incentivadas e apoiadas pela Receita Federal, valorizando-se o conhecimento fiscal por meio da prática. Busca-se, dentre outros objetivos:

FiguraMarcador Proporcionar aos estudantes formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação;

FiguraMarcador Qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática, proporcionando a aplicação do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias em discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal;

FiguraMarcador Disponibilizar orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, MEIs e entidades sem fins lucrativos.

Infográfico NAF.jpg

Modalidades

O NAF poderá ser implementado em duas modalidades básicas: Grupo de Estudos e Atendimento, podendo haver uma coexistência entre eles.

Grupo de Estudos

FiguraMarcador Quando não houver disponibilidade de recursos, esta modalidade permite que os alunos, acompanhados por um coordenador da IES, possam discutir e ter acesso ao material produzido pela Receita Federal.

Atendimento

FiguraMarcador Os alunos são organizados em grupos e coordenados por um docente que auxiliará no atendimento ao cidadão, sempre com o apoio da Receita Federal para a resolução dos casos mais complexos. 

O que não é um NAF?

FiguraMarcador Não é um Posto de Atendimento da Receita Federal, da mesma forma que o Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito não substitui o Poder Judiciário.

FiguraMarcador Não é um substituto dos escritórios de contabilidade ou de assessoria prestada por contabilistas, assim como o Núcleo de Prática Jurídica não substitui os escritórios de advocacia.

FiguraMarcador Não é um convênio oficial entre a Receita Federal e a Instituição de Ensino Superior.