Você está aqui: Página Inicial > Acesso Rápido > Direitos e Deveres > Educação Fiscal > Contribuinte do Futuro

Contribuinte do Futuro

"É na mente da criança que se pode plantar o futuro" - Cecília Lopes da Rocha Bastos 

fig1.gif (33238 bytes)

O Programa Contribuinte do Futuro foi uma ação de educação fiscal desenvolvida entre 1971 e 1980 e conscientizava os estudantes do primeiro grau fundamentos do exercício da cidadania e da participação popular na construção de uma nação justa e igualitária.

O programa contou com ampla divulgação nos meios de comunicação e era avaliado por meio de concursos de redação e opinião dos professores coletada em formulário próprio.

Nos anos que atuou o programa atingiu 40 milhões de livros distribuídos e 50 mil escolas e contava com amplo apoio do Ministério da Educação.



Cronologia do Programa

1970/1971 

Lançamento e desenvolvimento da campanha "Operação Brasil do Futuro". Distribuição de 5 milhões de exemplares do livro "Dona Formiga, Mestre Tatu e o Imposto de Renda" de autoria de Cecília Lopes da Rocha Bastos e ilustrado por Hugo Ribeiro.

1972

 Edição do livro "A Nossa Ilha" de Ruth Rocha e Sônia Robatto.

 

1975

Foram utilizados dois livros: "A Nossa Ilha" destinado para utilização da 1ª a 7ª Região Fiscal e o livro "As Aventuras de João Brasil" de Walmir Ayala para utilização na 8ª, 9ª e 10ª Regiões Fiscais. Foram também utilizados filmetes de divulgação veiculados por meio da televisão chamados "A Nossa Ilha" e "O Futebol"



1976 e 1977

Foi distribuído o livro "A Nossa Ilha" em todo o País e os filmetes de divulgação foram "O Barco" e "A Escola" veiculados nos anos de 1976 e 1977, respectivamente.

 

1978 e 1979

Foi distribuído um novo livro titulado "Vamos Construir Juntos" de autoria de Hugo Ribeiro e filmete de divulgação com o mesmo nome.

Vamos Construir Juntos

1980

Reformulação da campanha para atender sugestões de professores; lançamento dos livros: "Dona Formiga, Compadre Tatu e o Imposto de Renda" destinado a alunos da 4ª série; "O Sonho de Carlinhos" para alunos da 6ª série, ambos de Cecília Rocha Bastos, e "As Vilas do Mutirão" para alunos da 8ª série. 

fig5.gif (44652 bytes)